Inclusão: fatores de inovação na escola

A Profª PhD Drª Roseli Cecília Rocha de Carvalho Baumei fez um discurso emocionado, levando-nos a sentir seu amor à arte de educar.

Abordou o complexo tema Inclusão de maneira a demonstrar sua indignação com o cenário atual, em que na imensa maioria das vezes, o aluno deficiente é tratado como o indesejado, aquele que é empurrado para o professor que "tem cara de que terá mais jeito para recebê-lo" e não como uma pessoa que tem suas capacidades e merece ser respeitado.

Ressaltou ainda o abismo existente entre as leis e o que é posto em prática nas escolas:

"Há um distanciamento, sim...Incluir não é atribuir à criança com deficiência um material só para ela, mas um material igual ao dos demais. Isso é exclusão velada!" É preciso conduzir o incluso pelos mesmos caminhos do saber trilhados pelos demais".
"Dizer que a inclusão ocorre no sentido mais amplo é imaginação...É bonita a imaginação...utopias...temos direito a elas".
Sua palestra conseguiu envolver a todos os presentes que, no final ofereceram seus gestos de profundo respeito, aplaudindo-na de pé, em um merecido reconhecimento".

Nenhum comentário:

Postar um comentário