Oficina "Estimulação precoce da criança cega"

A Profª Ms. Maria Luiza Bonilha Bruno, acompanhada da menina Luiza, apresentou aos participantes diferentes tipos de materiais para estimular o tato nas crianças com deficiência visual.

"É preciso estimulá-las a ver pelos dedos o que se enxerga pelos olhos". O estímulo à percepção do mundo que as cerca se dá ainda pelo uso dos sons: pela entonação da voz é possível expressar à criança o que se sente em um determinado momento.

É preciso auxiliá-las no desenvolvimento da noção espacial, induzindo-as a buscar algum objeto, tateando seu redor.

Oferecer diversas texturas para que desenvolvam a sensibilidade nas mãos (veludo, plástico, lixa etc). Um dado até então desconhecido pela maioria de nós foi trazido pela Profª Maria Luiza e causou diversas reações entre os participantes: é preciso ensinar até mesmo o sorriso. Aprende-se a sorrir vendo os outros a sorrir. Expressões são aprendidas...

Para finalizar, os participantes vivenciaram um pouco o que é
"viver às escuras". Para isso, a Professora Maria Luiza apresentou apenas o som de um vídeo. Esse exercício possibilitou compreender como a imagem se forma pelo aguçamento da percepção auditiva.


Um comentário:

  1. Foi muito bom participar dessa oficina, na época estava estagiando com a aluna Luiza em uma escola municipal de SP. Com ela aprendi a ler e escrever em braille e assim pude ajudá-la em seu desenvolvimento escolar.
    Seria interessante que os vídeos produzidos no dia do seminário fossem postados, pois foram bem significativos.

    ResponderExcluir