Empregando uma linguagem bastante didática, isentando-se dos difíceis termos jurídicos, o Dr. José Luiz Souza de Moraes, Procurador do Estado de São Paulo e Professor de Direito Constitucional da Universidade Ibirapuera, explanou, de forma simples e de fácil compreensão, sobre Direitos e Garantias Fundamentais, expressos em nossa Constituição Federal.
Destacou que:
É inalienável, absoluto, inviolável o direito à Educação a todos os homens, sem exceção.
A educação é um instrumento de continuidade social da vida, ou mais que um instrumento, é uma questão de necessidade.
A educação engloba a visão daquilo que desenvolve o indivíduo por dentro, permitindo que norteie sua vida contextualizada e também como prática social.
Se sabemos que a Educação é um direito de todos, é desnecessário dizer que nesse TODOS estão inclusas as pessoas com deficiência.
Entende-se por Educação Inclusiva, o ensino que integra as diferenças e não segrega, incluindo as pessoas com deficiência no convívio com as demais...não é formar guetos, criando-se escolas somente voltadas para as deficiências, para que estes tenham acesso à Educação.
Mais importante que quebrar as barreiras arquitetônicas é quebrar as barreiras de atitude. Esta sim é a maior barreira a ser transposta: a dificuldade que se tem de entender o outro, compreender suas diferenças e necessidades. Se derrubarmos essa barreira e fizermos todos entenderem que é preciso pensar também na acessibilidade da pessoa com deficiência, as barreiras físicas também serão tombadas.
"Basta um par de asas para que qualquer pessoa possa voar".
Este blog e as redes sociais aqui apresentadas têm como objetivo servir de documento e divulgação dos Seminários Temáticos, uma das atividades da Coordenação de Extensão e Pesquisa da Faculdade Sumaré, que integra os cursos de graduação, Pós Graduação e Educação a Distância da instituição.
Sua realização resulta da participação de estudantes do Curso de Pedagogia e também, a partir do V Seminário, de integrantes do GEP - Grupo de Estudos "Educomunicação e Formação de Professores".
Dessa forma, todos os envolvidos nesta atividade de cobertura jornalística vivenciam um modo comunitário de realizar comunicação, bem como, conforme orientam os PCN – Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa, a produção de texto circunscrita no âmbito da cultura digital, uma das práticas sociais da história contemporânea.
Todas as atividades previstas, interdisciplinares por natureza, potencializam a capacidade de expressão de seus autores, ao mesmo tempo que permitem aos futuros profissionais vislumbrarem possibilidades de realizá-las em sala de aula, inclusive com alunos em fase de alfabetização
...
Estudantes-repórteres: Adriana Lima Pereira Cruz, Ana Paula Teles, Bernadette Burgos, Carolina Robortella Valente, Camila Doretto, Cristina Tânia Lima Mota, Davison Ricz, Daniel Cremasco, Deise Duzze , Elaine Souza , Josafá de Souza, Mª Lúcia Costa, Mauro Wilson , Marilanes Ishida, Maximina Freitas (Tica), Mércia Fioretti, Sheila Alves Melo, Soraia Rodrigues, Thiago de Souza,Profª Heloiza Lanza.
Coordenação: Grácia Lopes Lima,doutora em Educação pela Faculdade de Educaçaõ da USP, mestra em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes da USP, Professora de Tecnologia Educacional na Faculdade Sumaré, onde também coordena o GEP - Grupo de Estudo e Pesquisa "Educomunicação e Formação de Professores"
Me foi solicitado falar da extensão e pesquisa na faculdade Sumaré e...
Extensão e pesquisa é algo um tanto complicado para a iniciativa privada, para uma institução de ensino na âmbito privado porque envolve aplicação de recusrsos que, na área pública, sobejamente financiado pelo estado. No nosso caso, é a pŕopria instituição que tem que financiar e...contamos sempre com a boa vontade de professores e alunos interessados na pesquisa.
A Sumaré, há tempos, já desde 2003 poderíamos dizer, que ela já realiza uma série de atividades voltadas para pesquisa. O que ela não fazia e, de 2010 pra cá ela iniciou? Ela esta sistematizando todo esse trabalho de pesquisa: todo trabalho do Escola da Família e depois mais, em 2006, dos Programas de Alfabetização, eles já, no meu modo de ver já se constituem num tremendo laboratório de pesquisa que, tanto para professores e alunos leva à exploração de determinados conhecimentos e...eu costumo dizer que isso é uma residência pedagógica de fato.
Além da área educacional, nós estamos investindo um pouco mais (embora área educacional sempre tenha sempre um interessa maior por essas questões da pesquisa) mas nós ainda faremos com que todos os integrantes da área da gestão, da tecnologia da informação alinhem-se ao trabalho que a pedagogia já faz e possam também contribuir mais ao que diz respeito à extensão e pesquisa na Faculdade Sumaré.
Um detalhe (eu tenho discutido bastante com a nossa coordenadora de Pesquisa e Extensão, que é a Professora Miriam que todos conhecem, é muito importante de ressaltar: nós queremos sim fazer pesquisa e extensão, mas nós não queremos fazer pesquisa e extensão em quantidade. A ideia não é quantidade. A ideia é de qualidade.
De maneira que eu conclamo a toda comunidade acadêmica docente e discente que de fato pensem nos seus projetos, nas suas áreas de interesse, mas sempre com uma visão de qualidade. Não basta produzir conteúdo. Nós temos que produzir conteúdos de qualidade.
Curiosamente, na última semana, foi objeto de matéria da VEJA (não sei se todos tiveram oportunidade de ver): o Brasil evoluiu muito no que diz respeito à pesquisa e ao desenvolvimento de tratados em várias áreas do conhecimento. Isso é muito bom: a quantidadeaumentou. Nós precisamos discutir com que qualidade nós estamos produzindo e...
A Faculdade Sumaré tem como política, de fato, envolver docentes e alunos, portanto, docentes e discentes, nesta prática da pesquisa, mas começar certo. Nós temos discutido muito isso: vamos começar certo – com qualidade, vamos começar com qualidade, envolvendo as pessoas que estão mais interessadas, no momento em que os recursos pra pesquisa é curto.
Então, eu tenho certeza que de todos os que hoje participam...as pessoas que hoje participam não estão envolvidas com aquilo que...não participam porque têm um ganho, é...um recurso pra isso... O recurso é curto, nós sabemos disso, mas só pessoas que têm uma proposta, elas têm um propósito, no sentido da atividade investigativa, de construir conhecimento e de compartilhar esse conhecimento com a sociedadem que é isso que nós estamos fazendo na coordenação da pesquisa e extensão e e contamos com o apoio de vocês todos.
E este evento (o V Seminário Temático “Práticas de Extensão e Pesquisa”) é uma forma de compartilhar aquilo que todos nós temos desenvolvido, que toda a equipe desenvolvido, compartilhar com a sociedade acadêmica, com todos aqueles que não estão tão diretamente envolvidos com a questão da pesquisa e extensão.
Seminários Temáticos - uma das atividades de Extensão e Pesquisa da Faculdade Sumaré
Seminário V - Práticas de Extensão e Pesquisa
Seminário IV - Tecnologias, Produção de conhecimento e Ética
Nenhum comentário:
Postar um comentário