Três questões nortearam a palestra do Profº Dr. Geraldo Pompeu, da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos:
- Por que a Matemática deve fazer parte do processo de alfabetização de crianças?
- O que esperamos que as crianças saibam de Matemática ao final dos primeiros cinco anos do Ensino Fundamental?
- Como trabalhar os conceitos Matemáticos que esperamos que as crianças aprendam?
Para ele:
- A matemática deve fazer parte do processo educativo durante toda a fase de crescimento da criança. Nesse sentido, é importante reconhecer que conversas sobre a medida de leite que ela toma, a quantidade de bolachas que come, o horário em que dorme, que levanta, que vai para a escola, entre outros exemplos retirados do seu dia a dia, são conteúdos próprios da matemática.
- Após cinco anos de aprendizado da matemática, espera-se que as crianças tenham aprendido a usar na prática os conteúdos de quatro grandes blocos temáticos constituídos por números e operações: reconhecimento e operação significativa com os números naturais, inteiros e racionais (nas representações fracionária e decimal) e estabelecimento de relações existentes entre eles; espaço e forma: conceitos de superfície, de superfícies delimitadas por figuras planas variadas, capacidade de compor e decompor figuras planas a partir de outras figuras planas, bem como de perceber relações entre elas; grandezas e medidas: reconhecimento das unidades de medida de capacidade, de massa e de superfície, conceito de área de uma superfície plana, medição e resolução de problemas, incluindo múltiplos e submúltiplos de metro quadrado, de área de paralelogramos, triângulos e trapézios, retângulos, área e perímetro; tratamento da informação: organização e interpretação de informações apresentadas na forma de tabelas e gráficos, incluindo-se ainda aí a compreensão de noções básicas de estatística.
- um jeito de se passar este conhecimento para as crianças é balancear a prática com a teoria. No início do aprendizado é importante que a prática seja maior do que a teoria, pois assim ela pode reconhecer onde a matemática está presente na sua vida. Assim, a matemática deixa de ser um problema e se torna um exercício de entendimento do seu dia a dia. Conforme a criança for crescendo, esta prática deve ser mais problematizada em forma de pequenos desafios sobre o que ela já está acostumada a encontrar na sua realidade. Desse modo, fica mais fácil mostrar a ela que matemática é um conhecimento concreto, calcado na vida, e, por isso, necessário.
Para saber mais procure o livro: "Matemática e Eixos Transversais" , livro do próprio Prof Geraldo , lançado em 2005, que apresenta alternativas de ensino da matemática para crianças.
Clique aqui para ver a apresentação utilizada pelo Prof. Geraldo durante a palestra.
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