"Matemática e alfabetização de crianças"

Três questões nortearam a palestra do Profº Dr. Geraldo Pompeu, da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos:
  1. Por que a Matemática deve fazer parte do processo de alfabetização de crianças?
  2. O que esperamos que as crianças saibam de Matemática ao final dos primeiros cinco anos do Ensino Fundamental?
  3. Como trabalhar os conceitos Matemáticos que esperamos que as crianças aprendam?
Para ele:
  • A matemática deve fazer parte do processo educativo durante toda a fase de crescimento da criança. Nesse sentido, é importante reconhecer que conversas sobre a medida de leite que ela toma, a quantidade de bolachas que come, o horário em que dorme, que levanta, que vai para a escola, entre outros exemplos retirados do seu dia a dia, são conteúdos próprios da matemática.
  • Após cinco anos de aprendizado da matemática, espera-se que as crianças tenham aprendido a usar na prática os conteúdos de quatro grandes blocos temáticos constituídos por números e operações: reconhecimento e operação significativa com os números naturais, inteiros e racionais (nas representações fracionária e decimal) e estabelecimento de relações existentes entre eles; espaço e forma: conceitos de superfície, de superfícies delimitadas por figuras planas variadas, capacidade de compor e decompor figuras planas a partir de outras figuras planas, bem como de perceber relações entre elas; grandezas e medidas: reconhecimento das unidades de medida de capacidade, de massa e de superfície, conceito de área de uma superfície plana, medição e resolução de problemas, incluindo múltiplos e submúltiplos de metro quadrado, de área de paralelogramos, triângulos e trapézios, retângulos, área e perímetro; tratamento da informação: organização e interpretação de informações apresentadas na forma de tabelas e gráficos, incluindo-se ainda aí a compreensão de noções básicas de estatística.
  • um jeito de se passar este conhecimento para as crianças é balancear a prática com a teoria. No início do aprendizado é importante que a prática seja maior do que a teoria, pois assim ela pode reconhecer onde a matemática está presente na sua vida. Assim, a matemática deixa de ser um problema e se torna um exercício de entendimento do seu dia a dia. Conforme a criança for crescendo, esta prática deve ser mais problematizada em forma de pequenos desafios sobre o que ela já está acostumada a encontrar na sua realidade. Desse modo, fica mais fácil mostrar a ela que matemática é um conhecimento concreto, calcado na vida, e, por isso, necessário.
Para saber mais procure o livro: "Matemática e Eixos Transversais" , livro do próprio Prof Geraldo , lançado em 2005, que apresenta alternativas de ensino da matemática para crianças.

Clique aqui para ver a apresentação utilizada pelo Prof. Geraldo durante a palestra.

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